Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



Gestão e Certificação Florestal

​Marcação CE da madeira de criptoméria


No âmbito da promoção e divulgação da madeira de Cryptomeria japonica (Thunb. ex L.f.) D. Don, principal património florestal produtivo da RAA, e no intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias aos empresários do setor, para requererem a marcação CE para fins estruturais dos seus produtos madeireiros, conforme o disposto nos diplomas legais em vigor, nomeadamente os Regulamentos UE765/2008, UE 305/2011, DL 23/2011 e DL 130/2013, assim como para efeitos do reconhecimento nacional e internacional desta qualificação, é fundamental a criação de uma Norma Portuguesa para a sua classificação visual para fins estruturais.


Neste contexto, para inicio deste processo de normalização, e com o apoio do Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA), com execução na Região Autónoma dos Açores, enquadrado ainda no período de programação 2007-2013 da política regional da União Europeia, iniciou-se em 2013 o processo de caracterização mecânica da madeira de criptoméria de acordo com a normalização europeia em vigor (EN338, EN408, EN14081-1) para efeitos do seu enquadramento no âmbito das demais madeiras europeias utilizadas para fins estruturais (EN1912), disponibilizando-se desde já os relatórios n.º 66/2015 e 124/2015 elaborados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), e que servirão de base para o requerer ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) a elaboração de uma Norma Portuguesa para a madeira de Cryptomeria japonica (Thunb. ex L.f.) D. Don, e posterior integração na norma EN1912.

 

Relatórios:

 

- Singularidades da Madeira de Dimensão Estrutural de Criptoméria Proveniente de S. Miguel e da Terceira (RAA) 

- Features of structural sugi timber from S. Miguel and Terceira (Autonomous Region of the Azores)

 

- Proposta de Norma de Classificação Visual de Madeira de Criptoméria para Fins Estruturais - Caracterização da madeira de criptoméria açoriana;

- Proposal for a visual strength grading standard for sugi - Characterization of Azorean sugi timber

 

- Ensaio de Durabilidade Natural e Adquirida de Madeira de Criptoméria contra térmitas de madeira seca