Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ação 1

Árvores superiores

 

Uma árvore superior, também designada por árvore plus, é uma árvore dominante que se destaca em povoamentos, naturais ou artificiais, por reunir um conjunto de características desejáveis e que por esse motivo é selecionada. A seleção destas árvores constitui a primeira etapa de quase todos os programas de melhoramento florestal.

No Programa de Melhoramento Florestal dos Açores os critérios de seleção de árvores superiores foram determinados para servir os objetivos da fase inicial do programa e que eram o aumento da produtividade, a resistência à Armilaria, e melhorar as caraterísticas do lenho.

As características que são consideradas para a seleção de uma árvore superior só poderão ser confirmadas através de testes genéticos (ensaios de descendência ou ensaios clonais), em que recorrendo a um delineamento experimental adequado é possível fazer uma estimativa do valor genético destes indivíduos.
No total foram selecionadas 301 árvores distribuídas, por 5 ilhas e 6 serviços operativos da DRRF e que passaram a constituir o população base de melhoramento genético.

 

Critérios de Seleção

 

Programa de Melhoramento Florestal
da Região Autónoma dos Açores

 

Voltar