Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



Geocaching
 
 

Geocaching é considerado um passatempo ou um desporto ao ar livre uma vez que o geocaching implica algum esforço físico dependendo de onde a cache se localiza.

objetivo é encontrar uma "cache" ou "geocache",  localizada em qualquer local do mundo através do Sistema de Posicionamento Global - GPS.

A primeira foi colocada em 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer. Segundo os últimos registos atualmente existe cerca de 2,453,316 geocaches ativas e mais de 6 milhões de geocachers pelo mundo.

Geralmente em cada cache é possível encontrar um livro de registo, lápis ou caneta e pequenos acessórios, além de a cache estar protegida por um saco à prova de água. 

Quando algum geocacher encontra uma, este regista o seu nome no livro de registo e posteriomente no site: https://www.geocaching.com (registo de forma gratuita), poderá também trocar algum dos acessórios que se encontrem no interior da cache por um seu.

 

Tipos de caches:

- Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo - as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.

- Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.

- Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um enigma para encontrá-la.

- Cache-evento: um encontro de geocachers.

- Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo interessante. Para comprovar que o geocacher esteve presente, deve enviar alguma prova.

 

O geocaching diferencia-se de outras atividades pela intenção de preservação da natureza pedindo aos seus utilizadores que deixem o local tal como o encontraram e de permitir uma sensibilização ambiental através de eventos que possibilitam a remoção de lixo em determinados locais. 

 

Panfleto do Geocaching  

 

 
 

Visite as nossas caixas!