Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



As Nossas Reservas Florestais de Recreio...

 Nos Açores, a floresta representa uma área de aproximadamente 30% da superfície do arquipélago, fazendo parte integrante e indissociável da paisagem das ilhas. Para além da sua componente produtiva, a floresta tem um papel de grande importância no que diz respeito à conservação dos recursos naturais, promoção do recreio ao ar livre e bem-estar social das populações.
O aumento do fluxo turístico na Região e da qualidade de vida das populações justificam a procura crescente e uma maior participação nas actividades de recreio ao ar livre. Os visitantes locais ou turistas que procuram espaços florestais para recreio não podem ter uma relação aleatória e livre com o meio silvestre. A utilização da paisagem florestal processa-se a partir de zonas muito localizadas, contidas, devidamente adaptadas e sujeitas a cuidados de manutenção e vigilância permanentes.
Nos últimos anos, fruto das políticas florestais implementadas, tem sido possível criar condições para o usufruto popular destes espaços Florestais através de diversas intervenções que visaram a criação e beneficiação de zonas de lazer, aprazíveis e com condições infra-estruturais que permitem às populações usufruir das Reservas Florestais de Recreio de forma adequada, adulta, consciente e disciplinada, permitindo a valorização destes espaços pelos açorianos.
Para além da promoção de múltiplos usos destinados ao lazer e ao recreio (circuitos de manutenção física, equipamentos de recreio infantil, miradouros), têm sido desenvolvidas ao longo dos anos diversas actividades educativas, (visitas guiadas, percursos didácticos), que são a concretização de diferentes estratégias no âmbito da educação ambiental e da divulgação florestal.
Estes espaços sob administração florestal, devidamente preparados para proporcionar conforto, segurança, funcionalidade prática e uma percepção que corresponda ao imaginário poético do visitante, ocupam um total de 570 hectares que constituem as 27 Reservas Florestais de Recreio da Região.
Sendo um instrumento potenciador na valorização do espaço público natural, as Reservas Florestais de Recreio dos Açores dão garantias de um crescimento integrado e sustentado da oferta turística, com a descentralização dos equipamentos de recreio florestal pelas ilhas. As Reservas Florestais de Recreio constituem o cartão-de-visita da floresta açoriana, assumindo-se como locais privilegiados para dar a conhecer os nossos recursos naturais, nomeadamente espécies da flora autóctone e exótica, espécies cinegéticas, piscícolas e mormente a acção dos Serviços Florestais na Região.