Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



English version

Reserva Florestal de Recreio da Boca da Baleia


A Reserva Florestal de Recreio Boca da Baleia, considerada como espaço de uso múltiplo e com especial aptidão para o recreio e lazer próximo da natureza surge através do Decreto Legislativo Regional n.º 16/89/A, de 30 de agosto de 1989. Situa-se no lugar denominado Boca da Baleia, junto à Estrada Regional, concelho de Lajes das Flores e desenvolve-se numa área de 5,7 ha. É um espaço que proporciona aos seus utentes condições de recreio e lazer, bem como a prática de atividades físicas e desportivas próximo da natureza, através de caminhos pedestres, parque infantil, zona de merendas e circuito de manutenção.

No que concerne a fauna da reserva, as aves selvagens, cujos cantos e chamamentos se podem ouvir destacam-se o melro (Turdus merula azorensis), estrelinha (Regulus regulus inermis), tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), lavandisca (Motacilla cinérea patriciae) e algumas espécies cinegéticas como o coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) e a galinhola (Scolopax rusticola).

Quanto à flora, aqui é possível observar várias espécies de árvores e arbustos, na sua maioria espécies exóticas como: camélias, hibiscos, azáleas, criptoméria, camacíparis, cedros. Da flora endémica açoriana destacam-se o azevinho (Ilex azorica), o cedro do mato (Juniperus brevifolia),o folhado (Viburnum treleasei), o pau branco (Picconia azorica), o sanguinho (Fangula azorica), a urze (Erica azorica) e a uva da serra (Vaccinium cylindraceum).

Para além deste espaço de recreio e lazer, a reserva integra o viveiro florestal, com uma área aproximada de 1 ha, direcionado para a produção de plantas. 

 

Como chegar:

Para aceder ao local segue-se pela Estrada Regional nº 1-2ª, entre Santa Cruz e Lajes das Flores, seguindo depois pela mesma em direção ao Lajedo, passando pela Central Termoelétrica, até ao entroncamento com o Ramal da Estrada Municipal do Galo, localizando-se a Reserva do lado oposto.

 
Descarregar folheto
 
Descarregar o diploma que cria a reserva

 

Infraestruturas na Reserva Florestal de Recreio:


Merendas

Parque Infantil

 

 

Dê-nos a sua opinião

 

Contatos

Serviço Florestal das Flores e Corvo
Rua do Senador André Freitas, 8
9970 - 337 Santa Cruz das Flores
Tel.: 292 590 370
email: info.sffc@azores.gov.pt
Horário de funcionamento:

Permanente
Localização:
Google Earth

Coordenadas GPS:
 39º 23' 33.810'' N 
-31º 12' 26.600'' W