Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



English version

Reserva Florestal de Recreio de Santa Luzia


A Reserva Florestal de Recreio de Santa Luzia, tal como o viveiro com o mesmo nome, está enquadrada no Mistério de Santa Luzia, cujo manto de lava basáltica resultou de uma erupção ocorrida em 1718. A apenas 100 metros de altitude, e ocupando uma área plana com cerca de 6 hectares, a mata é composta por um povoamento puro de pinheiro bravo (Pinus pinaster), com meio século de existência.

A caruma dos pinheiros cobre por completo o chão da Reserva, onde estão instalados diversos equipamentos de recreio, como um parque infantil, uma área de condição física, um expositor de gamos e diversas zonas de merendas. Junto à entrada, o Centro de Divulgação Florestal, subordinado ao tema “Manutenção e conservação da floresta com recurso a equipamentos florestais” é um cartão-de-visita para o utente. A Reserva tem sido palco de numerosos eventos de natureza cultural e desportiva, que reforçam a importância deste espaço de lazer no contexto sócio cultural da ilha do Pico.

 

Como chegar:
Localiza-se na Freguesia de Santa Luzia, Concelho de São Roque do Pico. A Reserva é atravessada pela Estrada Regional nº1, no troço entre a freguesia de Santa Luzia e Bandeiras.

 

Descarregar folheto

Descarregar o diploma que cria a reserva  

 

Infraestruturas na Reserva Florestal de Recreio:


Centro de Divulgação Florestal

Casa do Guarda

Instalações Sanitárias

Expositor de Gamos

Parque Infantil​

Merendas

  

 

Dê-nos a sua opinião

 

Contactos:

Serviço Florestal do Pico
Estrada Regional 1, n.º 62 – Cais do Pico
9940-334 São Roque do Pico
Tel.: 292 648 550
email: info.sfp@azores.gov.pt
Horário de funcionamento:

Permanente
​Localização:
Google Earth 
 
Coordenadas GPS:
 38º 32' 31.853'' N 
-28º 25' 43.218'' W