Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Boas Práticas Florestais

 

O objetivo fundamental do Manual de Boas Práticas para a Gestão Florestal nos Açores (MBPGFA) é indicar as principais ações e operações florestais necessárias para a gestão dos recursos florestais nos Açores, identificar os seus impactos potenciais, e recomendar as práticas e os cuidados a ter para os evitar ou minimizar.
 
Desta forma, pretende ser um documento orientador para os agentes que intervêm no Sector Florestal, sejam eles proprietários, ou mesmo prestadores de serviços florestais e madeireiros. Para os agentes que operem em áreas cuja gestão florestal esteja certificada, no âmbito de um Sistema de Gestão Florestal, num Perímetro Florestal ou em Matas Regionais, o cumprimento das obrigações contratuais será imperativo, incluindo as normas técnicas e os cuidados operacionais, os quais serão especificados com base no conteúdo desse Manual.
 
O Manual de Boas Práticas poderá ser revisto a qualquer momento, para refletir o que de melhor e mais adequado possa ser recomendado, seja para evitar ou corrigir situações indesejáveis, seja para melhorar os resultados das operações e da gestão dos recursos.
 
Deste modo, é importantíssima a colaboração de todos os agentes do setor e demais interessados na boa gestão dos recursos florestais açorianos, estando a Direção Regional dos Recursos Florestais - DRRF preparada para receber e dar a devida atenção aos contributos que venham a ser recebidos.


 Descarregar o Manual