Faia da Terra - Morella faya Aiton
Descrição geral:
Árvore pequena, que atinge normalmente 5 a 8 metros de altura, e excecionalmente mais em terrenos férteis e abrigados. Fuste muito rugoso com ritidoma acinzentado. Folhas persistentes, verde-escuras, alternas e lanceoladas. Flores abundantes, dispostas em amentilhos entre a folhagem do ano; as masculinas são amarelo-esverdeado e as femininas são rosadas. Sub-dióica, com as plantas masculinas e femininas a exibirem algumas flores do sexo oposto. Frutos são drupas comestíveis, ligeiramente carnudas.
Madeira com tom rosado, compacta, de grão fino e relativamente dura, podendo ser empregue em obras de torno e em marcenaria.
Habitat:
À data do povoamento dos Açores esta espécie dominava os matos de baixa altitude, em especial os instalados sobre terrenos bem drenados.
É uma espécie pioneira, desempenhando importante papel na restauração da floresta autóctone em zonas particularmente adversas.
Estatuto de conservação:
Espécie nativa dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, ocorrendo com estatuto incerto, no sudoeste da Península Ibérica. Não protegida.
Risco de extinção:
LC – Espécie pouco preocupante.
Distribuição nos Açores:
Todas as ilhas.