Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



Serviço Florestal de Ponta Delgada e o Serviço Florestal do Nordeste

 

Em São Miguel, o Serviço Florestal de Ponta Delgada e o Serviço Florestal do Nordeste assumem a gestão de 6 viveiros no seu total assegurando atualmente a produção anual de 2.400.000 plantas, o que corresponde a cerca de 78 % da produção de plantas florestais nos viveiros da DRRF.


O Serviço Florestal de Nordeste (SFN) gere quatro viveiros, num total de 116.910 m², três destes exclusivamente para produção de criptoméria, a saber, os viveiros da Achadinha e Santo António, destinadas só para repicagem; o da Achada que associa áreas de seminário e plantório.

O Viveiro Florestal de Nordeste, localizado na sede de concelho, é utilizado também como seminário de criptoméria e como área de produção das restantes espécies, de raiz nua ou em contentores, ao ar livre ou em estufa. Este é o viveiro que produz mais plantas endémicas nos Açores, fruto de um trabalho pioneiro que ali tem sido desenvolvido no sentido de se produzirem estas plantas em larga escala. As plantas são maioritariamente produzidas pela via seminal.

Sob a gestão do Serviço Florestal de Ponta Delgada  existem 2 viveiros florestais, o Viveiro do Cerrado de Bezerros e o Viveiro das Furnas.

O Viveiro do Cerrado de Bezerros está localizado a uma cota de 490 m, ocupa uma área de 13.600 m2 e é utilizado como plantório de criptoméria e, pontualmente, de outras espécies. Este viveiro insere-se na área da Reserva Florestal de Recreio de Cerrado dos Bezerros.


O Viveiro das Furnas, situado no Vale das Furnas a uma cota de  190 m, também funciona como Reserva Florestal de Recreio, tendo um ordenamento mais ajardinado, diversificando a sua produção de plantas entre diversas  espécies folhosas, resinosas e ornamentais.  Em 2008 neste viveiro, aumentou-se consideravelmente a produção de endémicas lenhosas com vista a, conjuntamente com os viveiros do Nordeste, dar resposta às solicitações que presentemente são muito elevadas em S. Miguel, face aos planos de ordenamento e requalificação ambiental criados para as bacias hidrográficas das principais lagoas desta ilha.

 

 
 Viveiro Florestal de Nordeste

 

 
Viveiro do Cerrado dos Bezerros
 
 
 
 Viveiro das Furnas