Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



Parque Florestal dos Viveiros das Furnas, São Miguel, Açores.
Reserva florestal Luis Paulo Camacho, ilha das Flores.
Reserva florestal da Macela, ilha de São Jorge.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Notícias
Polinizadores de Portugal
Data: 19/05/2020 00:00
Local: Portugal


POLINIZADORES DE PORTUGAL
16 a 24 de maio de 2020
 


A Direção Regional dos Recursos Florestais associa-se ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e ao Parque Biológico de Gaia na promoção do projeto “Polinizadores de Portugal”, uma iniciativa de ciência cidadã que decorrerá de 16 a 24 de maio.

 

Os polinizadores são responsáveis pelo transporte de pólen entre flores, possibilitando a reprodução das plantas e a formação de frutos e sementes. Cerca de 80% das plantas cultivadas dependem dos polinizadores, tendo estes uma enorme importância a nível ecológico e para as populações humanas.

 

Os polinizadores incluem animais de grupos distintos, no entanto, a sua maioria pertence ao grupo dos insetos. Sabemos que em Portugal existem alguns milhares de espécies de polinizadores, mas existe ainda muito a descobrir, sobretudo no arquipélago dos Açores. Nos últimos anos, o trabalho de investigadores tem sido complementado com a valiosa contribuição de cidadãos cientistas, levando à descoberta de outras espécies em Portugal e até de novas espécies para a ciência. Apesar disso, a distribuição de muitas espécies em Portugal é ainda praticamente desconhecida.

Com o projeto “Polinizadores de Portugal” pretende-se conhecer melhor a distribuição das espécies, os períodos em que visitam as flores e conhecer um pouco mais sobre a sua abundância. Para isso, é fundamental um envolvimento ainda maior dos cidadãos. Qualquer um de nós poderá, com recurso a uma máquina fotográfica ou telemóvel, registar os polinizadores que visitam as flores existentes nos mais variados locais, como os vasos das varandas, os jardins e os quintais. Todos estes dados contribuirão para um maior conhecimento da entomofauna de Portugal e serão importantes para a elaboração da primeira Lista Vermelha dos Invertebrados de Portugal.​


Como funciona?

Cada participante poderá fazer registos fotográficos de invertebrados encontrados na sua varanda, jardim ou quintal, focando a sua procura especificamente em animais que estejam em flores. Seguidamente, terá que fazer o upload das imagens no site BioDiversity4All, identificando o animal até ao nível taxonómico que for capaz. A comunidade de utilizadores do site iNaturalist validará esta informação e tentará ajudar na identificação das espécies fotografadas.
 

Porquê reunir informação sobre os Polinizadores de Portugal?

Como já foi referido, o conhecimento sobre estes animais em Portugal é ainda reduzido, exisitindo áreas
geográficas com um número muito reduzido de registos. Mesmo nos casos de espécies consideradas comuns e amplamente distribuídas, os dados existentes não refletem, muitas vezes, essa distribuição generalizada. O presente projeto visa, assim, contribuir para um aumento do conhecimento sobre a diversidade e distribuição dos polinizadores em Portugal e sensibilizar público em geral para a importância deste grupo de animais, tão presentes no nosso dia a dia.

Podem dar-nos uma ajuda? Contamos convosco!

 

Para participar e registar as observações, clique aqui.

 

Para mais informações sobre o projeto “Polinizadores de Portugal”, clique aqui.​