Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



Parque Florestal dos Viveiros das Furnas, São Miguel, Açores.
Reserva florestal Luis Paulo Camacho, ilha das Flores.
Reserva florestal da Macela, ilha de São Jorge.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Notícias
Proibida a caça e a libertação de cães de caça, na ilha de São Miguel
Data: 10/08/2020 00:00
Local: São Miguel


Proibida a caça e a libertação de cães de caça, na ilha de São Miguel

 
Encontra-se temporariamente interdito o exercício da caça (a todas as espécies cinegéticas) e a libertação de cães de caça, em qualquer tipo de terrenos onde exista ou ocorra fauna cinegética, em consequência da ocorrência de um novo surto da Doença Hemorrágica Viral (DHV), que está a afetar a população de coelho-bravo, em algumas zonas da ilha de São Miguel.
Com esta medida, pretende-se minimizar a disseminação da doença, através do exercício da caça ou da circulação de cães de caça, até que seja determinado o fim do surto e sejam devidamente avaliados os seus efeitos, na população de coelho-bravo.
Está prevista uma reavaliação da situação, no próximo mês de setembro, a partir dos resultados do acompanhamento da situação e da análise dos dados da monitorização da população de coelho-bravo, que é realizada mensalmente pelos serviços florestais de ilha.
Até que volte a ser retomado o exercício da caça, a salvaguarda das culturas agrícolas, em situações pontuais e localizadas, será sempre possível com o recurso à correção da densidade populacional do coelho-bravo.​
 
Descarregar Portaria n.º 109/2020 de 7 de agosto de 2020 (proíbe o exercício de caça na ilha de São Miguel). ​​​
​ ​