Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial participou no Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) das Terras do Priolo de 2025
Nos passados dias 6 e 7 de março decorreram na ilha de S. Miguel as I Jornadas de Turismo Sustentável das Terras do Priolo, promovidas pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, e enquadradas no Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo (CETS).
A CETS é, resumidamente, a constituição de uma parceria entre uma área protegida e todos aqueles que têm papel preponderante no desenvolvimento do turismo na região, com o objetivo de nele integrarem os princípios de desenvolvimento sustentável.
A distinção da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo foi atribuída às Terras de Priolo em 2012, pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação EUROPARC, em reconhecimento pelas boas práticas implementadas para assegurar o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas, conciliando os interesses ambientais, culturais, sociais e económicos.
Considerando que o Perímetro Florestal e Matas Regionais de S. Miguel, gerido Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial (DRRFOT), constitui uma percentagem considerável do território inserido nas “Terras do Priolo”, desde logo esta direção integrou a equipa técnica local e é responsável pela implementação de várias ações que visam promover os concelhos da Povoação e do Nordeste como um destino sustentável.
Sendo que o primeiro dia deste fórum se destinava a promover o conhecimento do território junto dos empresários e operadores turísticos locais, a DRRFOT tomou a iniciativa de promover uma visita sobre “A floresta do presente e do futuro”, que contou com 20 presenças, e na qual se deu a conhecer as várias atividades que se desenvolvem no âmbito da ação “Implementação do Plano de Ordenamento do Perímetro Florestal de S. Miguel”.
Durante cerca de 2 horas abordou-se temas como a história e evolução da floresta açoriana, desde os tempos dos descobrimentos até aos dias de hoje, do papel da DRRFOT na gestão de todo o Perímetro Florestal de S. Miguel, passando pelo seu impacto na produção das plantas endémicas, essenciais a todos os projetos de arborização e conservação da natureza em desenvolvimento por toda a Região Autónoma dos Açores até ao novo Plano de Ordenamento Florestal desenvolvido segundo as principais iniciativas de certificação mundial, e terminando na divulgação de projetos em cursos, tais como LIFE IP Climaz e os estudos de silvicultura em desenvolvimento nas novas áreas rearborizadas, e de projetos futuros, tais como, a abertura do Centro de Divulgação Florestal da Casa da Guarda de Santo António Nordestinho e as colaborações com a Direção Regional do Turismo na área do pedestrianismo e do cicloturismo.
No segundo dia do fórum, na qual participou o Eng. º Nuno Sousa, Diretor Regional da Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial, após a intervenção do Sr. º Secretário Regional do Ambiente e Acão Climática foi apresentado o plano de ação delineado para 2024 -2028 e feito um diagnóstico, junto dos empresários, dos operadores turísticos e das entidades locais, sobre a situação atual e perspetivas futuras para o desenvolvimento deste território no âmbito do Turismo Sustentável.
#terrasdopriolo #CETS #perímetroflorestal #lifeipclimaz #endémicas #pedestrianismo #casadeguardadesantoantonionordestinho