Atividade Voluntariado - Na Floresta dos Açores
A Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial, em parceria com outras entidades, promoveu no passado mês de setembro, várias atividades de voluntariado no concelho do Nordeste.
Esta iniciativa fez parte das ações contempladas no Plano de Ação 2024-2028 da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo. A CETS é uma ferramenta certificada pela Federação EUROPARC que tem como objetivo desenvolver o turismo sustentável nas áreas protegidas, algumas delas geridas pelos Serviços Florestais.
As ações de voluntariado, que envolveram a plantação e recolha de sementes endémicas, deram a conhecer o trabalho que se faz na região em prol da gestão dos recursos florestais e naturais e os projetos que pretendem tornar a região mais resiliente e sustentável, nomeadamente o LIFE IP Climaz que visa implementar medidas para a execução do Plano Regional de Combate às Alterações Climáticas (PRAC). A atividade contou com a participação de 25 voluntários, maioritariamente pertencentes ao Clube 205 Açores, que contribuíram para a plantação de 117 plantas endémicas (folhado, azevinho e ginja-do-mato) e a colheita de cerca de 1 Kg de sementes de endémicas.
Por forma a dar a conhecer o investimentos que o Governo Regional dos Açores têm vindo a promover e pretende perpetuar, no trilho de acesso ao Pico da Vara, foi igualmente programada a subida a este ponto mais alto de S. Miguel, com a culminação numa ação de voluntariado de limpeza do trilho, mas por razões inerentes às condições meteorológicas, a mesma teve de ser cancelada.
#CETS #serviçosflorestais #endémicas #LIFEIPCLIMAZ




