Serviço Florestal de Ponta Delgada realiza atividades alusivas ao Dia Mundial da Floresta com a comunidade escolar da Vila de Rabo de Peixe

Em 2024 voltamos a comemorar o Dia Internacional das Florestas com a comunidade escolar, este ano na Vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.
Nos dias 20 e 21 de Março, a equipa do Serviço Florestal de Ponta Delgada, composta por Técnicos e Guardas Florestais visitou 2 Centros de Apoio à Criança – creche, jardim de infância e ATL, numa atividade de sensibilização que envolveu 190 crianças, e respetivas educadoras, e que relembrou a importância da floresta autóctone da Região, tendo-se incluído a atividade de plantação de espécies endémicas dos Açores como o folhado, a Ginja-do-mato, o Azevinho e a Faia-da-terra.
Contando, no primeiro dia, com a presença dos Exmos. Srs. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação e do Diretor Regional dos Recursos Florestais, os Engºs António Ventura e Filipe Tavares, nesta ação a comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer, semear e cuidar de um conjunto de plantas com valor florestal, paisagístico e ecológico, mas também de observar e acompanhar as fases de germinação das sementes e de crescimento das plântulas, até ao momento de serem utilizadas na rearborização.
Para além da sementeiras de espécies florestais que fazem parte da composição da floresta açoriana, em vasos concebidos em material reciclável, o Serviço Florestal de Ponta Delgada cedeu 3 mini-estufas concebidas em madeira de criptoméria, necessárias ao desenvolvimento de uma pequena horta. O objetivo é que as culturas aí desenvolvidas sejam utilizadas nas refeições escolares, com o envolvimento das crianças desde o semear ao confecionar, promovendo o conhecimento de uma alimentação saudável e diversificada. Com esta atividade, pretende-se semear a ideia de que é fácil criar um viveiro de plantas na escola e em casa, com os amigos e em família.