Bem-vindos à Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial
(+351) 296 204 600
[email protected]
^

Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação comemora o Dia Internacional das Florestas

Serviços Florestais realizam ações de sensibilização alusivas à Floresta

No próximo dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional das Florestas com várias atividades organizadas pela Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial (DRRFOT). Estas atividades de sensibilização, pretendem realçar a importância dos ecossistemas florestais, em todas as ilhas dos Açores, à exceção do Corvo, organizadas em conjunto com Escolas, Autarquias, Organizações Não Governamentais de Ambiente e Empresas, que realizarão plantações de espécies endémicas produzidas pelos viveiros dos Serviços Florestais, passeios pedestres em espaços naturais, ações de sensibilização e visitas aos centros de divulgação florestal, que contarão com um total aproximado de 3300 participantes em toda a região autónoma.

Ao longo dos anos a floresta tem sido sinônimo de sobrevivência do ser humano, fundamental como fornecedora de alimentos, abrigo, fibras, madeira e combustível para aquecimento e energia. Com o avanço do conhecimento científico em ecologia, desde as últimas décadas do século passado, a floresta ganhou uma importância primordial através do reconhecimento social pela sua prestação de serviços ecossistémicos, tais como o recreio e lazer, o sequestro e armazenamento de carbono, a regulação do ciclo hidrológico, a conservação e biodiversidade, polinização, a proteção dos solos, e a purificação do ar e libertação de oxigénio. Para além da criação de emprego e rendimento que contribuí para o desenvolvimento social e económico das populações locais, que se pretendem alicerçados em princípios de responsabilidade ambiental.

A comemoração deste dia é uma oportunidade para reiterar a importância das florestas como ecossistemas que acolhem uma imensa biodiversidade de flora e fauna, bem como desempenham um papel fundamental na regulação do clima. Porém, a floresta encontra-se ameaçada por várias causas, destacando a desflorestação e a degradação florestal, sendo esta a maior preocupação atual de governança em todo o mundo.

A desflorestação e a degradação florestal estão a avançar a um ritmo alarmante no mundo. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que, anualmente perdemos 10 milhões de hectares de floresta no planeta (Regulamento (UE) n.º 2023/1115). Segundo a FAO (2024), também perdemos anualmente cerca de 340 milhões a 370 milhões de hectares da superfície do planeta por incêndios florestais. Estes em casos extremos, afetam negativamente o desenvolvimento sustentável e geram grandes volumes de emissões de gases de efeito estufa. A desflorestação e a degradação florestal, importantes motores do aquecimento global e da perda de biodiversidade, são os maiores desafios ambientais do nosso tempo.

A DRRFOT pretende que as atividades a desenvolver promovam o conhecimento e sensibilidade para as matérias da floresta, de modo a que a população também seja um pilar na conservação e gestão das áreas florestais, pois com o esforço de todos conseguiremos aumentar a resiliência e adaptação desses espaços frente aos desafios das próximas décadas.

O nosso futuro está na floresta!!

Saiba mais sobre as atividades dos Serviços Florestais em: https://drrf.azores.gov.pt/