Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial no AÇORES 2030
No âmbito do Programa Açores 2030 foram submetidas, pela Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial, duas candidaturas enquadradas no Aviso “ACORES-2024-6”.
O presente aviso, destinado à conservação da Natureza, biodiversidade e património natural previsa 3 tipologias, sendo que esta direção regional submeteu o projeto ‘’Conservação e Valorização da Floresta Açoriana’’, no âmbito da tipologia da Proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, e o projeto ‘’Valorização das Reservas Florestais de Recreio dos Açores´´, no âmbito da tipologia Estruturas Verdes. Convém realçar que as presentes candidaturas tiveram um grande envolvimento dos vários serviços operativos desta direção regional, culminando numa propostas de investimento global de cerca de 1.769 mil euros em áreas florestais e reservas florestais de recreio.
A 07 de julho foi firmado, pelo Diretor Regional, Eng.º Nuno Sousa, o termo de aceitação referente ao projeto Conservação e Valorização da Floresta Açoriana, o qual mereceu aprovação no fim de junho com um valor elegível de 699.847,43 euros e uma comparticipação pelo FEDER de 85%.
Este projeto, que se desenvolverá entre 2025 e 2029, contemplará várias ações, entre as quais a ‘’Renaturalização e consolidação de 10,6775 hectares de floresta no Perímetro Florestal da Ilha de S. Miguel’’, cuja execução foi recentemente submetida a Concurso Publico Internacional, pelo valor base de 482.567,65 euros.
Hashtags:
#Açores2030
#Conservaçãodanatureza
#EstruturasVerdes
#FlorestaAcoriana