Bem-vindos à Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial
(+351) 296 204 600
[email protected]
^

Geocaching

Geocaching é considerado um passatempo ou um desporto ao ar livre uma vez que o geocaching implica algum esforço físico dependendo de onde a cache se localiza.

O objetivo é encontrar uma “cache” ou “geocache”, localizada em qualquer local do mundo através do Sistema de Posicionamento Global – GPS.

A primeira foi colocada em 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer. Segundo os últimos registos atualmente existe cerca de 2,453,316 geocaches ativas e mais de 6 milhões de geocachers pelo mundo.

Geralmente em cada cache é possível encontrar um livro de registo, lápis ou caneta e pequenos acessórios, além de a cache estar protegida por um saco à prova de água.

Quando algum geocacher encontra uma, este regista o seu nome no livro de registo e posteriomente no site: https://www.geocaching.com (registo de forma gratuita), poderá também trocar algum dos acessórios que se encontrem no interior da cache por um seu.

Tipos de caches:

  • Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo – as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.
  • Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.
  • Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um enigma para encontrá-la.
  • Cache-evento: um encontro de geocachers.
  • Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo interessante. Para comprovar que o geocacher esteve presente, deve enviar alguma prova.

O geocaching diferencia-se de outras atividades pela intenção de preservação da natureza pedindo aos seus utilizadores que deixem o local tal como o encontraram e de permitir uma sensibilização ambiental através de eventos que possibilitam a remoção de lixo em determinados locais.

Panfleto do Geocaching

Visite as nossas caixas!