Bem-vindos à Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial
(+351) 296 204 600
[email protected]
^

Filipe Tavares marcou presença nos Encontros FSC Açores

O Diretor Regional dos Recursos Florestais destacou, esta terça-feira, em Ponta Delgada, que a Direção Regional dos Recursos Florestais “foi a primeira entidade pública a nível nacional a conseguir a certificação FSC numa área pública” de floresta.

Filipe Tavares esteve presente na sessão de abertura do Seminário “Certificação FSC: Valorização de produtos e serviços de ecossistemas, com base numa gestão florestal responsável”, uma iniciativa decorrente dos Encontros FSC Açores, que tiveram lugar de 2 a 4 de outubro, em Ponta Delgada, numa organização conjunta da Forest Stewardship Council – FSC – e do Governo dos Açores.

“A opção pelo Governo Regional em avançar, em 2014, com a Certificação da Gestão Florestal é um bom exemplo do compromisso de futuro com a Floresta Açoriana. É a garantia oficial e muito credível de que a floresta pública é gerida responsavelmente, tendo em conta fatores sociais, económicos e ambientais”, sublinhou Filipe Tavares. 

“Esta certificação garante-nos o reconhecimento internacional que a Região Autónoma dos Açores merece e necessita, garante-nos a possibilidade de aceder a mercados internacionais exigentes e garante que o nosso produto tenha aceitação em qualquer mercado, sendo uma forma de impulsionar as exportações e assim não comprometer o mercado regional”, adiantou. 

O responsável pelas florestas na Região adiantou ainda que esta certificação “só demonstra que o trabalho desenvolvido pela Direção Regional dos Recursos Florestas está a ser bem feito, com rigor e com a consciência que o futuro passa pela Sustentabilidade”. 

Filipe Tavares aproveitou a oportunidade para destacar a “extrema importância das florestas” nos Açores, tendo em conta que esta “ocupa um terço do território terrestre e constitui um elemento marcante e estruturante da paisagem açoriana”.
“Para além desta importante marca de identidade, é unanimemente reconhecido que o setor florestal local tem já uma dimensão económica importante. Trata-se de um setor em crescimento, em modernização, com um potencial de expansão enorme, que garante um volume de negócios e de empregabilidade já de dimensão considerável”, frisou.

Nesse sentido, continuou o Diretor Regional, “uma gestão florestal ativa é fundamental e a chave está mesmo em conseguir-se um equilíbrio sustentável entre exploração e a preservação. É crucial garantir-se um compromisso de futuro que tenha, como principal missão, zelar por uma utilização racional e sustentável desses recursos”. 

O seminário decorreu na Universidade dos Açores e contou com a participação de várias entidades, como a Direção Regional dos Recursos Florestais, a FSC Portugal, a Universidade dos Açores, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA – Açores), a Direção Regional do Turismo e a Altri Florestal.

< Voltar às notícias