Floresta dos Sentidos
De forma a assinalar o Dia Mundial da Floresta, o Serviço Florestal e de Ordenamento do Território do Pico promoveu uma exposição itinerante subordinada ao tema “Floresta dos Sentidos”.
Esta iniciativa percorreu várias escolas da Ilha do Pico, durante duas semanas, envolvendo a comunidade educativa numa dinâmica didático-pedagógica dirigida a alunos do pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos) e a turmas de ensino especial, abrangendo um total de 558 alunos.
A atividade proporcionou uma experiência imersiva e interativa, na qual os alunos foram convidados a percorrer um tapete sensorial composto por diversos materiais derivados da floresta.
Ao longo do percurso, iam descobrindo cinco “caixas mistério”, cada uma alusiva a um dos cinco sentidos:
Visão: observação de elementos naturais e imagens representativas dos ecossistemas florestais (musgo; flores diversificadas; etc);
Olfato: reconhecimento de aromas típicos (criptoméria; etc);
Tato: exploração de diferentes texturas naturais (pinhas; musgo; etc);
Audição: identificação de sons característicos de vários cantos de aves;
Paladar: degustação de mel.
A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar e estimular os mais jovens para a importância da floresta, promovendo de forma recreativa o contacto direto com os mais variados elementos e despertando, pedagogicamente, para uma maior consciência ambiental.








