Grupo de Aromaterapeutas Clínicos visita Centro de Divulgação Florestal e Viveiro Florestal do Nordeste
No passado mês de julho, a Reserva Florestal de Recreio do Viveiro do Nordeste recebeu a visita de um grupo de 13 Aromaterapeutas Clínicos de Singapura.
A visita teve início no Centro de Divulgação Florestal, onde foi explicada aos participantes a evolução da floresta açoriana, desde a descoberta do arquipélago até à atualidade. Foram abordadas as principais áreas de intervenção deste Serviço Florestal, desde a proteção de arvoredos, caminhos florestais e rurais, gestão de baldios, cinegética, reservas florestais de recreio e viveiros florestais. Foi ainda dada especial relevância à espécie florestal criptoméria (Cryptomeria japonica), não só pela sua relevância enquanto matéria-prima, mas também pelo seu valor no domínio da aromaterapia, nomeadamente, através da extração de óleos essenciais com propriedades terapêuticas.
Na segunda parte do programa da visita, os aromaterapeutas visitaram o viveiro florestal, onde conheceram as diferentes fases do ciclo de produção de plantas, desde a recolha das sementes, passando pelo processo de secagem até à sua germinação, repicagem e monda, etapas fundamentais para o seu desenvolvimento e sobrevivência. Observaram-se as diferenças genéricas entre a produção de espécies endémicas e não endémicas. A visita foi também enriquecida com partilha de curiosidades sobre espécies florestais e ornamentais de interesse para o grupo.
Esta visita reforça a importância da floresta açoriana, não apenas enquanto património natural e recurso explorável, mas também como tendo potencial na saúde e bem-estar.