Serviço Florestal da Graciosa aposta na recuperação de infraestruturas de armazenamento de água nas pastagens baldias
É do conhecimento público a problemática com que a ilha Graciosa de depara no que respeita à gestão dos seus recursos hídricos, existindo problemas com a qualidade de água para abastecimento público, relacionados com a salinização dos seus aquíferos de base.
Uma das vias de contribuir para a mitigação deste problema e promover a recuperação dos aquíferos, é reduzir o consumo de água da rede pública, particularmente pela atividade agrícola, através do aproveitamento e utilização preferencial de águas pluviais.
Neste sentido o Serviço Florestal e de Ordenamento do Território da Graciosa efetuou recentemente a manutenção e recuperação da sua rede de tanques nas pastagens baldias da Serra Branca, rede de infraestruturas estas utilizadas para abeberamento do gado durante os meses que que o Serviço assegura prestação de serviços de pastoreio aos agricultores da ilha.
Com esta ação minimizam-se as perdas de água nos tanques e garante-se um aproveitamento significativo de águas pluviais, particularmente nos meses mais chuvosos.
A recente aprovação do projeto LIFE Agriloop irá ainda permitir ao Serviço Florestal e de Ordenamento do Território da Graciosa instalar um conjunto de infraestruturas de captação e armazenamento de água que permitirão abastecer a Reserva Florestal da Caldeira e o seu Viveiro Florestal exclusivamente através de águas pluviais.