Bem-vindos à Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial
(+351) 296 204 600
[email protected]
^

Serviço Florestal e de Ordenamento do Território da Graciosa e Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa comemoram conjuntamente o Dia Internacional das Florestas e o Dia da Água

Desde fevereiro passado está em curso na ilha Graciosa o Projeto de Reflorestação do Baldio Municipal da Serra das Fontes, que visa, através da arborização de uma área com cerca de 17 hectares pastagem, aumentar a captação e infiltração de água no solo, por forma a melhorar a qualidade da água e o caudal das nascentes existentes neste local.

Este trata-se de um projeto elaborado pelo Serviço Florestal e de Ordenamento do Território da Graciosa para uma área que é propriedade da Câmara Municipal, estando a ser implementado através de uma sinergia de esforços entre várias entidades da ilha, como Câmara Municipal, Serviços Florestais, Obras Públicas, Serviços de Desenvolvimento Agrário e Serviços de Ambiente.

Face à conhecida problemática da disponibilidade e qualidade de água nesta ilha e aproveitando o projeto de florestação que está a decorrer, numa iniciativa conjunta do Serviço Florestal e da Câmara Municipal, assinalou-se neste local, no passado sábado, dia 22 de março, a comemoração conjunta do Dia Internacional das Florestas (que se comemora a 21 de março) e do Dia da Água, através da plantação de espécies endémicas nas áreas de proteção das nascentes existentes. Esta plantação foi realizada pelo Agrupamento 944 de Escoteiros de Guadalupe, tendo participado na atividade cerca de 24 crianças e 10 adultos.

Sendo este o caso prático de uma intervenção que visa promover um correto ordenamento do território, foi possível ainda, através de intervenções dos responsáveis dos Serviços Florestais e da Câmara Municipal, sensibilizar os participantes para a total compatibilidade e articulação das temáticas da Floresta e da Água. Para além das plantações, foi efetuada uma visita às nascentes e ao ponto mais alto da Serra das Fontes, de onde se podem usufruir de paisagens magníficas e pouco conhecidas da ilha Graciosa.

Na sequência desta atividade, no próximo dia 5 de abril, será a vez dos Escoteiros de Santa Cruz darem também o seu contributo ao projeto, também através da plantação de espécies endémicas.

De salientar ainda que, no dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas foi comemorando na Graciosa, tendo os Serviços Florestais se deslocado às 4 escolas primárias da ilha para plantação de árvores com as crianças.