Serviço Florestal e de Ordenamento do Território do Nordeste celebra o Dia Internacional das Florestas com atividades para várias idades
O Serviço Florestal e de Ordenamento do Território do Nordeste assinalou o Dia Internacional das Florestas nos dias 20 e 21 de março, promovendo diversas atividades com escolas e centros de ocupação de idosos. A iniciativa envolveu cerca de 105 alunos da EB1/JI de Lomba da Fazenda, que participaram, no dia 20, num pedipaper na Reserva Florestal de Recreio do Viveiro do Nordeste. Durante a atividade, as crianças passaram por várias estações, iniciando com a apanha de sementes, seguida da sementeira, repicagem, monda, plantação, medição das árvores e, por fim, o corte das mesmas em segurança.
No dia 21, a celebração envolveu a plantação de nove árvores na Escola Básica e Secundária do Nordeste, com o Curso de Formação Profissionalizante de Operador de Jardinagem. O Serviço Florestal visitou também a EB1/JI da Lomba do Loução, onde explicou a 51 crianças, desde o pré-escolar até ao 4º ano, a importância da floresta e o seu papel no equilíbrio dos ecossistemas e na vida humana.
As atividades não se restringiram apenas ao público escolar. Durante a tarde do dia 21, cerca de 30 idosos dos Centros de Ocupação da Câmara Municipal do Nordeste participaram numa visita ao Centro de Divulgação Florestal do Nordeste. Considerando que o Serviço Florestal do Nordeste foi, historicamente, um dos principais empregadores da região, muitas dessas pessoas tiveram ou têm familiares ligados à instituição. A visita incluiu uma conversa sobre a história do Serviço e terminou com uma degustação de chás produzidos a partir de ervas cultivadas no viveiro florestal.