Bem-vindos à Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial
(+351) 296 204 600
[email protected]
^

Postos Cinegéticos

A par dos Viveiros Florestais, os Serviços Florestais implementaram Postos Aquícolas, para fomento de espécies de piscícolas de águas interiores, e Postos Cinegéticos, com o objetivo de alargar a lista de espécies cinegéticas em várias ilhas.

Pelo menos a partir dos anos 1960s, os Serviços Florestais terão produzido perdiz-vermelha (Alectoris rufa), perdiz-cinzenta (Perdix perdix), faisão-comum (Phasianus colchicus), codorniz-da-virgínia (Colinus virginianus), codorniz-japonesa (Coturnix japonica) e codorniz-dos-Açores (Coturnix coturnix conturbans).

Instalação de lançamentos de faisão-comum (à esquerda) e perdiz-vermelha (ao centro) em São Miguel. Codornizes-da-virgínia em cativeiro, na ilha de Santa Maria (à direita).

Algumas destas já não são consideradas espécies cinegéticas na Região Autónoma dos Açores, e a maioria não estabeleceu populações sustentáveis.  Apenas a perdiz-vermelha, espécie introduzida na Região a partir do início do povoamento, e a codorniz-dos-Açores, subespécie endémica do arquipélago, terão beneficiado com estas medidas.

Na atualidade, na Região Autónoma dos Açores, de entre as espécies cinegéticas, apenas a codorniz-dos-Açores, a perdiz-vermelha, a perdiz-cinzenta e o pato-real, podem ser reproduzidas e criadas em cativeiro, sendo estas atividades da competência da DRRFOT.

A Região está hoje dotada de dois postos cinegéticos, o Posto Cinegético das Furnas e o Posto Cinegético da Chã da Macela, localizados na ilha de São Miguel, e operados pelo Serviço Florestal e de Ordenamento Territorial de Ponta Delgada, e têm como objetivo o reforço das populações de codorniz-dos-Açores na ilha de São Miguel, e das de perdiz-vermelha estabelecidas na Região.

Vista para o Posto Cinegético das Furnas (à esquerda) e Posto Cinegético da Chã da Macela (à direita).