Bem-vindos à Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial
(+351) 296 204 600
[email protected]
^

Perdiz-vermelha

Perdiz-vermelha​

Alectoris rufa

Tamanho médio, com cerca de 35-40 cm de comprimento, com o bico e as patas de cor vermelha. As costas e a cabeça têm penas de tom acastanhado. Os flancos são estriados de castanho e branco, com uma linha preta contornando o branco das faces até ao peito, formando um colar escuro. O ventre é de cor claro, levemente acinzentado. O macho é mais corpulento e pesado que a fêmea e, normalmente, apresenta os tarsos mais compridos, mais fortes e dotados de um esporão.

Prefere terrenos abertos, em especial com culturas cerealíferas e com boa exposição solar. Pode encontrar-se também na periferia das áreas incultas ou com estratos arbustivas espaçados e ainda em terrenos de vinhas. Nos Açores, existe na ilha do Pico.

Os perdigotos são insectívoros durante o primeiro mês de vida. Gradualmente, procuram produtos de origem vegetal, especialmente os grãos de cereais e também folhas, rebentos, bagas, flores e raízes de plantas espontâneas.
 
Monogâmica, o acasalamento começa geralmente em Fevereiro e Março, podendo haver alterações conforme as condições atmosféricas.
A postura é feita durante os meses de Abril a Maio, com um número médio de 12 ovos e a incubação dura cerca de 23 dias.